Congresso da Pesquisa Gorda

Congresso da Pesquisa Gorda: estudo, arte e ativismo aconteceu online como atividade do meu pós doutorado  em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Instituto de Psicologia – UFRJ

**I Congresso Pesquisa Gorda: Um Marco na Luta Contra a Gordofobia**

Setembro de 2022 foi cenário de um feito histórico e revolucionário para os Estudos das Corporalidades Gordas no Brasil e na América Latina. O I Congresso Pesquisa Gorda: Ativismo, Estudo e Arte conectou pesquisadoras, ativistas e artistas em um evento totalmente virtual que inaugurou uma rede nacional dedicada ao debate crítico, político e reflexivo sobre o tema. Durante três dias intensos, entre 8 e 10 de setembro, conhecimento, arte e resistência caminharam juntos no enfrentamento à gordofobia.

Promovido pelo grupo **PESQUISA GORDA**, coordenado pela filósofa e pesquisadora Malu Jimenez, o evento contou com mais de 200 inscrições e a apresentação de 60 trabalhos, consolidando-se como um espaço dinâmico e interdisciplinar. Além disso, essa iniciativa teve a honra de receber contribuições internacionais vindas do México e da Argentina, fortalecendo as trocas com nuestras vecinas latino-americanas. A programação foi variada, mesclando mesas de discussão, grupos de trabalhos e até um show inesquecível do Rap Plus Size no encerramento.

A grande missão do congresso foi impulsionar a consolidação dos Estudos das Corporalidades Gordas como um campo acadêmico legítimo, necessário e urgente. Essa área não só vislumbra ressignificar discursos estruturais preconceituosos como também promove a despatologização dos corpos gordos e a garantia de direitos e cidadania plena para essas pessoas. Trata-se de um projeto que atravessa as esferas acadêmicas e reverbera nas artes e no ativismo, afetando positivamente a sociedade.

A escolha do mês de setembro para a realização do evento foi carregada de simbolismo. Reconhecido como o mês da luta antigordofobia, trouxe ainda mais sentido para o encontro, amplificando a visibilidade dessas questões e evidenciando a necessidade de combater as violências e violações de direitos vivenciadas por pessoas gordas. A articulação entre pesquisa, ativismo e arte expandiu fronteiras, fomentando diálogos fortes e revigorantes.

Embora tenha enfrentado alguns desafios logísticos, o evento foi consagrado como um enorme sucesso. O apoio de diversos grupos de pesquisa e de universidades ao redor do país foi essencial para que a realização fosse impecável. Os ecos do congresso continuam pulsando, alimentando debates no meio acadêmico e nos movimentos sociais, gerando articulações e energizando a luta coletiva contra a gordofobia.

Apesar de ainda não termos concretizado uma sequência imediata, manter viva essa iniciativa é nosso compromisso. O sonho de um segundo congresso ainda maior, mais inclusivo e transformador continua pulsando. Sabemos que em uma jornada pela dignidade e respeito cada passo tem um significado imenso.

Nossa gratidão a cada pessoa que esteve envolvida direta ou indiretamente no I Congresso Pesquisa Gorda. Vocês integraram um movimento inspirador que já está promovendo mudanças e ampliando horizontes. 

Seguimos juntes  na (re)existência! 

Links para consultar:

Congresso: https://www.even3.com.br/congressopesquisagorda2022/

Pesquisa Gorda: https://www.instagram.com/pesquisagorda/

Anais: https://www.even3.com.br/anais/congressopesquisagorda2022/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Poder transformar aquilo que te faz mal em algo criativo vem ao encontro de um trabalho do feminismo de aceitação e entendimento do próprio corpo, de muitas maneiras e buscas. Entender que as pessoas que te reprovam e não te aceitam são as que precisam de ajuda, pois se incomodam com algo e não sabem bem o porquê. “

Ultimos posts:

Este livro é resultado de sua pesquisa que teve origem em sua tese de doutorado, a qual propõe análises teóricas para investigar a estigmatização institucionalizada sob a qual os corpos gordos são colocados. Lute como uma gorda está disponível para venda e comprando por aqui você recebe uma dedicatória especial da autora